quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Avaliação Qualitativa do Movimento (FMS)

Há muito se utilizam avaliações físicas afim de mostrar resultados quantitativos tal como percentual de gordura, IMC, peso, altura, etc. Porém, são avaliações que funcionalmente não fornecem informação para que um Educador Físico monte um planejamento de treino diminuindo risco de lesão e, consequentemente, ajudando ao aumento das capacidades motoras. É nesse contexto que o Functional Movement Screen nasce, em meados dos anos 90, dois fisioterapeutas e strength and conditioning coachs Americanos, Gray Cook e Lee Burton começam a desenvolver uma ferramenta de avaliação de movimentos atleticos e fundamentais do ser humano, afim de corrigir desequilibrios musculares e assim, ajudar na diminuição de lesões para que seus alunos e atletas possam aproveitar de forma mais eficiente os treinos de força para atingir seus objetivos, sejam eles melhorar na performance atletica ou apenas para saúde (COOK et al., 2010)




Basicamente, o FMS avalia 7 movimentos fundamentais e para cada movimento são utilizados notas de 0 a 3, onde 0 é para dor mesmo que o movimento seja perfeito; 1 é o movimento totalmente compensado; 2 é o movimento parcialmente compensado e 3 é o movimento perfeito. Com base nesses scores, é traçado uma estratégia corretiva objetivando ganhar mobilidade e estabilidade, respectivamente (COOK et al., 2006).
Como podemos ver, visa a qualidade de movimento, sem compensações musculares. O FMS já vem sendo utilizado em diversos ambitos, tanto na clinica com Fisioterapeutas como na parte de preparação fisica de alto rendimento com diversas equipes e seleções de vários esportes, a nivel de curiosidade, posso citar: Seleçã Alemã de Futebol, seleção dos EUA de Futebol, time alemão Bayern de Munique e atletas da NBA (liga americana de Basquete) e NFL (liga americana de Futebol Americano).

Para mais informações alguns links intressantes:

http://powercorefit.blogspot.com/
http://graycook.com/
http://www.functionalmovement.com/fms



REFERENCIAS:

COOK, G; BURTON, L; HOOGENBOOM B. Pre-participation screening: the use of fundamental movements as an assessment of function – part 1. North American journal of sports physical therapy, v.1, n.2, maio,2006.


COOK, G. Movement. 1. ed. Santa Cruz: OTP, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário