Durante o ciclo normal da marcha, o quadril move-se em uma amplitude de movimento de 40º (10º em extensão na fase terminal do apoio para 30º de flexão no meio do balanço e contato inicial). Ocorre também alguma inclinação pélvica lateral e rotação (aproximadamente 8º) que requerem abdução/adução e rotação interna/externa do quadril. A perda de algum desses movimentos afetará a homogeneidade do padrão da marcha.
Controle muscular durante a marcha:
- Flexores do quadril controlam a extensão do quadril no final da fase de apoio, e então contraem-se concentricamente para iniciar o balanço. As contraturas nos flexores de quadril impedem a extensão completa durante a segunda metade do apoio, o paso é encurtado. A pessoa aumenta a lordose lombar ou anda com o tronco curvado para frente.
- Extensores do quadril controlam o momento flexor no contato inicial do pé, então o glúteo máximo inicia a extensão do quadril. Com a perda da função extensora, ocorre um desvio súbito posterior do tronco durante o contato do pé, paa transferir o centro de gravidade do tronco posteriormente ao quadril. Com contraturas no glúteo máximo, ocorre certa diminuição no balanço terminal à mesdida que o fêmur va para frente, ou a pessoa pode compensar rodando a pelve mais para frente. O membro inferior pode rodar para fora devido ao componente de rotação externa do músculo, ou colocar uma maior tensão sobre o trato iliotibial através de sua inserção, levando a irritação no joelho lateralmente com atividades excessivas.
É na cintura pélvica que estão os músculos responsáveis por diversas ações no corpo humano. Ela se relaciona com a perna na marcha, com apoio e estabilidade no tronco, na proteção das vírceras.
Concluimos que é nela que se encontra o centro articular, a pelve se globaliza em relação aos movimentos corporal. Isso nos permite explicar a participação da mesma no enrolamento e endireitamento do nosso corpo, na postura em pé para relacionarmos com a vida.
EQUIPE: Jessyca Vidal, Larissa Ferraz e Naianna Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário