quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fisioterapia No Tratramento de Dores na Coluna


A dor lombar ou a postura escoliótica, por exemplo, são em geral conseqüências de distúrbios situados em outro segmento corporal. Ao fisioterapeuta cabem o exame clínico detalhado e os diagnósticos de tais exames. 
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que, ao longo da vida, 80% da população mundial têm pelo menos um episódio de dor na coluna. E o sintoma, que era mais comum a partir dos 40 anos, hoje é queixa também entre adolescentes e jovens: 5,3 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco.
A dor muitas vezes está acompanhada de excessos que expomos o nosso corpo ou ainda do próprio desgaste do passar dos anos, bem como nossas atividades no dia a dia ou simplesmente por uma postura incorreta. É muito importante, primeiramente identificar o tipo de dor que sentimos e como se iniciou esta dor.
A dor lombar ou a postura escoliótica, por exemplo, são em geral conseqüências de distúrbios situados em outro segmento corporal. Ao fisioterapeuta cabem o exame clínico detalhado e os diagnósticos de tais exames.(Angela Santos, 2011)
Na avaliação da postura para à formulação de um diagnóstico geral devemos considerando os seguintes itens:  Pelve, Tronco,Cintura escapular ,Coluna cervical , Membros inferiores , Flexibilidade geral 
Um membro pode estar mais curto do que o outro por diferentes razões, a saber: Trauma, com perda de substância óssea: pequena diferença de crescimento, que no caso da criança pode-se recuperar; alterações estruturais, como diferença no ângulo de inclinação cervicodiafisário do fêmur no plano frontal e alterações posturais unilaterais como joelho varo, valgo, flexo ou hiperestendido.(Angela Santos, 2011)
 Seja qual for a causa do desalinhamento, haverá uma compensação inevitável, ou seja, uma lateroflexão da coluna lombar contralateral ao lado mais curto, o que pode parecer uma escoliose, quando se observa o paciente em pé; quando este inclina a coluna à frente, o ilíaco do membro inferior mais em um plano mais alto e a lombar homolateral a ele também, o que poderá diagnosticar-se como uma gibosidade. - Se os joelhos estiverem em hiperextensão, a tíbia deve estar sendo tracionada pelo solear, quando então o ângulo tibiotársico também se encontra aberto, com valor maior do que 90 graus. Tíbia e fêmur estão em continuidade mas formam um ângulo aberto para a frente. - Se os joelhos estiverem em flexão, provavelmente os isquiotibiais, especialmente os semis (tendíneo e membranoso), encontram-se retraídos.(Angela Santos, 2011)
- Má postura, inclusive durante o sono, exercícios mal feitos, repetição de movimentos são as principais causas de dores nas costas. Determinadas dores na coluna relacionadas à má postura, causam dor e desconforto devido à sobrecarga e/ou distensão em ligamentos, tendões, musculatura e ossos, podendo ocasionar disfunções como posturas viciosas, alterações musculares e lesões em discos intervertebrais. Como o próprio nome já diz, estes discos ficam localizados entre as vértebras e sofrem uma espécie de esmagamento o que ocasiona dor, desconforto, dormência nos membros, fraqueza muscular e até incapacidade de movimentos, sejam nos braços ou pernas.
Reportagem com Helder Montenegro sobre Hérnia de Disco no Jornal Hoje.
video: http://www.youtube.com/watch?v=kNDIW0StUrM


Para as pessoas que já sofrem com as dores de coluna há opções de tratamento muito eficazes,  técnicas da fisioterapia, como reeducação postural global (RPG), pilates, acupuntura como altenativas de evita a cirurgia.
Dicas de postura nas atividades do dia a dia: a cartilha "Guia de postura Dr. Coluna", da qual selecionamos algumas dicas para os leitores. desenvolvida pelo Fisioterapeuta Helder Montenegro,Diretor do ITC - Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.
http://www.herniadedisco.com.br/guia-de-postura-dr-coluna.pdf
Aluno: Alberto de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário